terça-feira, 24 de abril de 2018
Um bom trabalhador
II Timóteo 2.15
“Empenha-te em apresentar-te a Deus já aprovado, como um obreiro inculpável e que ministra retamente a palavra da verdade” (TR).
Introdução
Paulo gosta de usar ilustrações para explicar seus ensinos. Ele faz isso nos versos de 2-6, falando sobre o soldado, atleta e fazendeiro, mas Paulo soma agora o trabalhador de um modo geral, talvez pensando no seu próprio conhecimento como um artesão qualificado. Os leitores judeus teriam entendido uma exortação para serem diligentes em representar “a palavra da verdade” certamente como uma exortação para estudar a lei de Deus, onde se encontrava a sua Palavra (Sl 119.43 Jamais tires da minha boca a palavra da verdade, pois nas tuas ordenanças coloquei a minha esperança). Embora Paulo pressupõe tal investigação das Escrituras (3.14-17), mas sua ênfase aqui está na representação precisa do evangelho em contraste comas palavras vazias. O texto é categórico em informar qualidades que são endêmicas de um obreiro aprovado.
1.O OBREIRO APROVADO SE EMPENHA
O verbo empenhar ou diligenciar na língua grega é spoidázo (vmaa2s=verbo imperativo aoristo, voz ativa, 2pessoa singular) nos traz uma noção de zelo persistente. Paulo dá uma ordem a Timóteo, e espera que ela já esteja de fato realizada de forma adequada pelo mesmo. Se quisermos ser obreiros aprovados devemos ser zelosos no que fazemos. Empenhar-se é fazer todo o possível para que seja feito corretamente, com diligência, sem relaxo, sem desleixo. Se esforce sempre para fazer o melhor. O obreiro aprovado se empenha.
2.O OBREIRO (ergatem=trabalhador=sams=substantivo acusativo masculino singular) PRECISA DA APROVAÇÃO DEUS
A aprovação é a razão de ser da maioria de nós. Você para trabalhar em uma empresa precisa de provado. Para fazer faculdade precisa ser provado. E o que nos torna felizes é o resultado positivo, a nossa aprovação. Se nas coisas comuns da vida precisamos de aprovação, porque seria diferente nas coisas de Deus? Se Deus não nos aprovar, se a Igreja não nos aprovar, não podemos insistir em fazer qualquer coisa que vier em nossas mãos. Sem aprovação de Deus nada que fizermos produzirá efeitos benéficos. Paulo usa dókimos que significa aprovado depois de exame. (aamsn=adejetivo acusativo masculino singular). Não podemos ser negligentes com a força deste ensinamento. Ele é como som de uma bomba nuclear atingindo nossos tímpanos a fim de que saibamos que é algo sério que está sendo tratado. Muitas igrejas estão sofrendo com obreiros que possuem um bom currículo acadêmico, mas falta-lhes o mais importante. Creio eu que o fator preponderante que leva uma igreja a sofrer é a falta de aprovação dos obreiros da parte de Deus para servirem nas congregações (II Co 5.20). Igualmente, não basta apenas a aprovação para o seu ministério, os obreiros precisam ter convicção que são chamados para aquele ministério, naquele lugar, naquelas condições com aquelas pessoas. Sem isso ao invés de nutrirem o rebanho e levarem o mesmo a desenvolver-se acabam por destruí-lo. As intenções são boas, mas não nos basta apenas boas intenções. É mister a aprovação de Deus em tudo. O obreiro precisa da aprovação de Deus para trabalhar seja lá qual for sua área de atuação. O obreiro precisa da aprovação de Deus.
3.O OBREIRO APROVADO DÁ E TEM UM BOM TESTEMUNHO
O verbo Apresentar no grego Paristemi = Parastesai = vnaa = verbo infinitivo aoristo voz ativa junto com o adjetivo anepaíschinton = inculpável ou pode assumir a forma também de não envergonhavél trata-se de alguém que sabe o que está fazendo sem medo de errar. Ele pode ser imitado, ele pode ensinar, ele pode ser usado como referência. Ele sabe o que faz. Um obreiro aprovado dá e tem um bom testemunho. Não é perfeito, mas é alguém que pode servir de aio para nos conduzir até Cristo.
4. O OBREIRO APROVADO SABE USAR A BÍBLIA
Este texto transliterado diretamente para nossa língua poderia ser lido desta forma: que ministra retamente a Palavra (logos) da verdade ou que dispensa com retidão a Palavra (logos) da verdade (verdade=Aleteias) O verbo utilizado aqui é ortotoméo = ortotomointa = vppaams = verbo particípio presente voz ativa acusativo masculino singular que significa “cortar uma linha reta, ou cortar uma estrada reta”. Segundo a Chave lingüística do Novo Testamento A metáfora pode ter as seguintes realidades como base, fazer uma linha reta com arado; construir uma estrada em linha reta, ou um pedreiro cortando uma pedra para colocá-la em seu lugar próprio, ou ainda, o corte de um sacrifício ou alimento para o uso da casa. Um obreiro aprovado qual caminho seguir. Ele sabe usar sua ferramenta de trabalho como ninguém. Ele conduz as pessoas pelo caminho certo porque sabe usar sua bússola, o seu mapa. Ele não se desvia nem para direita nem para esquerda porque sabe que seus caminhos devem ser retos, estar no plumo. Quando o obreiro sabe usar a Bíblia, não só ele andará de forma coerente com a Palavra, (retamente ou com retidão) o povo também terá o suficiente para assim fazê-lo. A Palavra da Verdade os livrará do raquitismo e da desnutrição espiritual, assim como obreiro que dispensa sobre o rebanho este maná. E assim como é importante para uma criança recém nascida o leite materno, de tal modo a Palavra pregada de forma correta o é para todos nós. O obreiro que sabe usar de forma certa as Escrituras Sagradas guiará o rebanho que Deus o concedeu de forma certa e o medo de sair dos trilhos ocorrerá apenas quando estivermos em um trem de verdade, mas nunca quando estivermos na igreja.
Conclusão:
Se quisermos ser obreiros aprovados precisamos destas características em nossas vidas. Para sermos trabalhadores aprovados precisamos: (1) empenhar-nos; (2) ter aprovação de Deus em tudo que formos fazer; (3) dar e ter um bom testemunho e (4) saber usar a Palavra da Verdade que é a Bíblia. Que o Eterno através de sua graça nos ajude.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário